Cinco promessas de Deus para as situações difíceis

I Re 19

Diz o trecho da Palavra que Elias esteve numa montanha onde pediu a Deus que mandasse fogo diante de milhares de pessoas, o povo inteiro comprovou que Jeová era o único Deus.

Jezabel, a rainha, uma mulher ruim, ficou sabendo o que Elias tinha realizado; sentiu raiva e mandou uma pessoa ao profeta para dizer-lhe: “Amanhã a esta hora vou fazer com você o mesmo que você fez com eles”.

Elias entrou num estado de depressão tão grande que foi ao encontro de seu criado, o liberou e disse que ia se matar, se meteu embaixo de uma árvore e orou a Deus: “Quero-me matar, não sirvo para nada, deixo tudo, quero morrer”. O cansaço, o pranto, a dor eram tão grande que adormeceu. Enquanto dormia veio um anjo, tocou-o e disse-lhe: “Levanta e come”. Elias acordou, comeu e voltou a dormir. O anjo tocou-o pela segunda vez e disse-lhe: “Levanta e come, pois a caminhada é longa”. Elias acordou, comeu, fortaleceu-se e caminhou quarenta dias; chegou a um monte onde se meteu numa gruta, mas Deus o visitou ali e lhe disse:”Saia Elias”, e Deus começou a tratá-lo.

Toda batalha não se ganha no campo de batalha senão, primeiro se ganha na mente, nem se perde no campo de batalha senão na mente. Em teu interior é onde se determinam as maiores vitórias ou as piores derrotas. Se em teu interior estás determinado que vais perder, não há dúvida que assim acontecerá. O que ganha a mente ganha a batalha. Como é que um homem tão poderoso como o profeta Elias ficou com uma depressão tão grande que chegou a pedir a Deus em oração que o matasse? Depressão vem quando acontecem várias coisas simultâneas:

1. Ele viu seu futuro ameaçado: depressão entrou em Elias porque o futuro dele foi ameaçado. Ele era um homem com sonhos, com projetos, mas desistiu de tudo ao saber que Jezabel queria matá-lo. De repente deixou de ver o futuro de Deus para ele, já não existia mais. Quando uma pessoa entra em depressão a primeira coisa que perde é seu futuro: vê tudo negro: “nada vai bem”, “tudo vai ser triste”, e os sonhos que estavam num dia em seu coração desaparecem. Depressão quer dizer: sem pressão. Quando se perde a pressão, deixas de ver teu futuro de glória, deixas de ter um sonho, a pressão se vai de tua vida e vem a depressão.

2. Quando a fé sai de Deus e vem o medo dos inimigos: isto aconteceu com Elias. Era um homem que tinha muita fé em Deus, mas perdeu a fé em Deus e a transferiu para Jezabel, através do medo, visto que ela dizia que ia matá-lo. Quando você retira tua fé de Deus, vem a depressão, porque as pessoas não podem fazer crescer tua fé. E se a põe no mal, tua fé vai morrer, e se tua fé morrer, vem a depressão. Tua fé não pode ser alimentada pelas pessoas, pelo que elas falaram e nem pelo medo, porque a Bíblia ensina que a fé somente vem por ouvir a Deus.

3. Vem para roubar a paz no melhor momento: quando Elias parecia indestrutível, que ninguém podia tocá-lo, quando tinha feito cair fogo do céu, perde a paz. Quando parecia que tudo estava saindo bem, que a doença não podia tocá-lo também, que a vida econômica não ia cair, de repente, de repente, algo mal roubou a paz. A paz é tão importante porque a nível espiritual é uma cobertura para teu coração; quando se tem paz não importam os conflitos que venham, teu coração está protegido; mas quando se perde a paz passa um mosquito e te destrói, porque ficaste sem a cobertura espiritual. Elias entrou em depressão porque perdeu a paz, cedeu seu lugar de autoridade e o inimigo começou a usar o medo e a depressão para derrotá-lo. De repente um grande homem de Deus encontra-se embaixo de uma árvore desejando morrer. Ninguém deseja morrer, o que queremos é acabar com a situação que nos incomoda, a tristeza e a depressão.

Há pessoas que tem tendência ao sofrimento, gente que foi treinada em sua infância para predispor-se a dor e ao sofrimento. Gente que sempre ouviu: “te parí com dor”, “para que você nasceu?”, “olha as varizes que tenho”, “a felicidade não existe, é um golpe de sorte que às vezes algumas pessoas têm” e outras babujeiras do diabo. Para as pessoas que possuem tendência ao sofrimento tudo é triste. Choram por qualquer coisa: com a novela, nas relações sexuais, quando recebem um simples presente. Por tudo choram! Lê a Bíblia e chora, porque acha que quanto mais choro mais presença de Deus. Em cima de tudo isto ainda tem gente, que se diz mensageiro de Deus e afirma categoricamente: “Deus quer que sofras, sofrimento é a vida cristã”, “A vida cristã é uma porta estreita”. Mentira!, estreita é a mente deles e comprida a língua do capeta, que diz estas mentiras infernais.

A Palavra fala que a “ vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando cada vez mais, até o dia clarear”. Cristo identificou-se com o meu e seu sofrimento para que eu e você nos identificasse com sua vitória. Não tenho que me deprimir com seu sofrimento, a vida cristã é sucesso, bênção e prosperidade. Tem lutas, mas tem vitórias. Revelação é quando Deus imprime uma verdade em nosso espírito e faz luz, é quando nos damos conta, quando lemos algo da Palavra ou escutamos uma mensagem e dizemos: “Ah É assim!”. Revelação é algo que estava escondido, mas Deus mostrou a teu espírito e te impactou. Revelação é sempre ao espírito, informação é à mente. Informação é dado, forma-te; revelação transforma-te. Podes ler a Bíblia, ir à igreja toda a vida, estar cheio de informação e nunca ter tido revelação.

O Novo Testamento foi escrito em grego e para o vocábulo “palavra”, há dois significados em grego: “Logos”, que a palavra escrita, a Bíblia e “Rhema”, que é a revelação. Ou seja, podes ler logos e não ter revelação. É como as pessoas que dizem: “Gostei muito da mensagem de hoje”. Isso é informação. Escuta logos mas não recebe rhema. Jesus disse a Satanás: “Sai Satanás, escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” No original é assim: nem só de pão viverá o homem, mas de toda rhema que sai da boca de Deus. Ou seja, toda palavra escrita que hoje é a Bíblia Sagrada é a revelação de Deus para nós. Paulo diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir palavra de Deus. O que alimenta a fé? Rhema, porque quando se revela uma palavra de Deus, se muda tudo para sempre.

As pessoas que viajam quilômetros para ir à igreja é porque tiveram uma revelação para si. Jesus disse aos legalistas: “Ignorais as escrituras e o poder de Deus”. No original é assim: “vocês ignoram o logos e o rhema”. Ou quer dizer: “vocês não têm revelação e nem tão pouco lêem a Bíblia”. Nunca discutas sobre a fé, porque a fé não é por discussão. Ore: “Pai peço-te que me reveles, que fales a meu espírito”. E Deus irá se revelar com cinco coisas que mudarão nossas vidas para sempre:

1. Deus virá até mim.
Deus foi à gruta onde estava Elias, procurou-o e o retirou de lá. Talvez a gruta que você esteja agora seja a pobreza, a doença, porque te enfiaste dentro dela, limitando sua capacidade de pensar e reagir, se isolando, levantando um muro, mas quero te dizer que Deus não deixará que você morra dentro da gruta. Ele está te procurando neste momento em que você lê este sermão, irá tirar você deste buraco, te curará, te abençoará, e restaurará porque longo caminho todos nós temos para percorrer. Não importa a situação difícil que estejas passando. Ele já te achou. Não importa onde fique a gruta, Ele sabe onde você está e irá pessoalmente te pegar pela mão, restaurará e te mandará novamente para que sonhes coisas grandes para ELE. Com Deus nunca se perde, sempre se ganha. Se Deus não te diz “vem para aqui”, ninguém pode falar isto. Ele irá à porta de tua gruta, retirará você de lá e te mandará à uma missão e colocará na gruta um lacre, escrito “fechada para sempre”, porque a gruta não é nossa herança. Nossa herança é a cidade, é bênção, “maior é o que está em nós que o está fora de nós”.

2. Meu futuro será glorioso.
Deus restaurou o futuro de Elias. Teu futuro não será de morte, será de bênção. Deus disse a Elias que ungiria a dois reis e um profeta e que cad um deles teriam uma missão a cumprir. Quero dizer que no nosso futuro nos esperam reis e profetas para nos acompanharem no sonho que Deus nos deu. Deus levantará servos conquistadores, com ligações espirituais, com voz de Deus, que nos acompanharam porque nosso futuro não é derrota. Não nos interessa Jezabel, interessa o que DEUS falou: “Irás de glória em glória e quando chegar a teu futuro, EU estarei te esperando porque tudo o que fizer sair-te-á bem, estarei contigo todos os dias de tua vida até o fim do mundo”. Elias ungiu dois reis. Isso significa que dentro dele estava a unção de rei. Em teu futuro vão sair coisas de teu interior que nem sabias que as tinhas, vais ungir servos que terão autoridade porque dentro de você há autoridade. Os reis conquistaram, isto significa que a unção de conquista estava dentro de Elias, que outrora tinha tido medo. Se dentro de você parece que há um covarde, não é isto, há um potencial ilimitado para conquistar. E se Elias ungiu dois reis com a unção de conquista foi porque isso estava duplamente nele. E depois ungiu a Eliseu como profeta, e houve dois profetas.

Em teu futuro haverá dupla unção de conquista e dupla unção profética para ouvir a Deus. Quando Elias liberou seu criado porque desejava morrer, o criado se foi, mas Deus ministrou-o na gruta e disse que ele ungiria a dois reis e um profeta e que os quatro teriam grandes vitórias. Quando alguém te deixa pelo caminho, é porque Deus tem servos lá na frente para te acompanhar e te ajudar na vitória. Virá servos fiéis para te acompanharem na próxima etapa de tua vida. Deus estava dizendo a Elias que no futuro pôs uma sinergia divina com servos conquistadores, que quatro ia fazer muito. Em teu futuro também haverá servos maravilhosos, ungidos; não será a morte, será vitória porque com Deus nunca se perde, sempre se ganha.

Jesus ressuscitou e disse aos discípulos que esperassem porque viria o Espírito Santo, então se reuniram no cenáculo e esperaram. Então de repende, em um dia que eles não sabiam, mas estavam reunidos, veio o Espírito Santo. Por que Jesus não lhes disse quando viria o Espírito Santo exatamente? Deus não nos revela datas de nosso futuro porque quer gerar uma expectativa de glória, quer que digamos “não sei como, não sei quando, mas sei que em meu futuro atingirei meu sonho; não sei quando será mas sei que será; sei que algo do céu virá sobre mim, algo de Deus me vai ungir, porque meu futuro será de glória em glória, de poder em poder e de vitória em vitória”. Para o sonho que Deus te deu, Ele já preparou gente com bênçãos para que se encontre com você num momento, num lugar e te dê as bênçãos que Ele já preparou. Deus disse a Elias que ele não estava sozinho, mas havia sete mil pessoas que estavam também orando por ele, isso é a unção do povo de Deus. Deus vai dar-te milhares de pessoas que te vão amar e orar por você. Deus vai colocar um povo que vai te amar, orar e respaldar você em fé.

3. Meus inimigos cairão em suas próprias redes.
Tudo o que teus inimigos desejaram para você, virá sobre eles, em sua própria cova, porque há uma promessa sobre a sua vida. Todos os dias de tua vida Deus estará com você. Jezabel disse a Elias que iria fazer a mesma coisa que ele fez com os profetas de Baal, cm ele mesmo. Mas Deus levantou dois reis e um profeta para ajudar Elias na nova batalha. ELE vai levantar três com espada de Deus, para cortar os planos que Satanás fez contra a tua vida. Israel saiu do Egito, Deus abriu o Mar Vermelho, e quando Egito quis fazer o mesmo, se afogaram. Quando teus inimigos quiserem fazer com você, o que Deus está fazendo com eles, eles caíram em sua própria armadilha, porque diz a Bíblia que a maldade cairá sobre aquele que a gerou. Nenhuma arma forjada contra nós prosperará; aquele que conspira contra nós, se haverá com Deus, diz o Senhor, e cairá diante de nós. Deus levantará servos conhecidos e desconhecidos, que vão rechaçar todas as maldições que se levantarem contra nós e vão terminar de romper tudo aquilo que não é de Deus. Quando Deus está em tua vida, nunca se perde, sempre se ganha.

4. Terá dupla revelação.
Deus nunca se mete em tua gruta, nunca vai entrar em teu choro, em tua dor, em tua depressão, Deus vai te tirar daí, veio te procurar porque tua herança não é a gruta, é a bênção. Quando Deus foi procurar Elias na gruta, ele saiu da gruta, então veio um terremoto, as pedras se romperam, mas Deus não estava no terremoto, depois veio fogo e não estava no fogo. Elias conhecia essas manifestações de Deus, pois já havia sido usado por Deus para ressuscitar um garoto, sobre quem ele se deitou e também já havia visto fogo do cair do céu. Mas Deus se manifestou diferente a Elias. Veio um “brisa suave”, um voz calma e suave, e aí estava Deus. Deus vai te dar uma experiência que nunca tiveste.

No momento difícil vai se revelar de maneira que não conheces ainda, vai te dar uma experiência em particular, sozinho com ELE. Nesse vento Elias entendeu que era para sair dentro da gruta. Ele cobriu o rosto com a capa porque sabia que Deus estava lá fora esperando por ele. Deus vai te dar uma experiência sobrenatural e nova, que vai te marcar, com mais unção. Há pessoas que dizem que Deus nunca fala com elas, e se não lhes fala é porque nunca abriram seu ouvido espiritual. Deus falará com clareza com você. Será uma experiência forte e única.

Guiar não é o mesmo que dirigir. Dirigir é, quer ir a um lugar tomando qualquer itinerário, mas guiar é ir a um lugar passando por ruas pré-determinadas. É isto que Deus faz. Ele nos guia por um caminho seguro. Uma voz maligna disse a Elias “vou te matar” e outra voz divina disse “vais ungir servos para mim”. Uma voz falou morte e outra falou vida.

Jesus estava num barco e de repente começou uma tempestade, aí o acordaram e Ele se levantou e disse: “Cala-te, emudece”. Falou à tempestade porque a tormenta tem uma voz. De igual modo a doença, a pobreza, a divisão, tem uma voz e temos que calá-los para poder ouvir a voz de Deus. Escolhe quem você vai escutar, teu velho homem ou teu novo homem? A quem vais escutar: à voz de Jezabel ou a voz do Senhor? Num deserto Elias disse “tira-me a vida” e num deserto ungiu a dois reis e um profeta. No mesmo contexto onde você pensou em destruir sua vida, terás tua melhor vitória. Quando Deus nos guia, caminha com nós e não há Jezabel, nem gruta, nem problema que possa vencer ao nosso Deus porque Aquele que nos ama, que morreu na cruz e venceu, pôs tudo embaixo de nossos pés. Satanás está vencido e Deus vai levantar uma igreja que vai sair da gruta da auto comiseração, da pobreza, da dificuldade e vamos ungir reis, profetas. Possuimos espadas que se levantarão, os inimigos cairão em sua própria armadilha e Deus vai nos abençoar.

5. Teremos um giro de 180 graus em nossa vida.
Deus mudou o ministério de Elias: de profeta passou a ser um pai espiritual porque tinha que treinar Eliseu. Você também vai deixar de ser um simples cristão para ser um pai espiritual. Elias fazia grandes milagres mas foi mudado em alguém que tinha novas perspectivas. Por isto, você deve estar aberto ao sopro, ao mover, a manifestação do Espírito Santo, para Deus trazer novas perspectivas para sua vida. Deus está mudando-nos permanentemente e isso é um sinal de crescimento. Deus vai mudar-te e fará que faças coisas que nunca fizeste. Deus trará novas idéias, novos pensamentos que antes nunca tiveras e nunca pensáveis em ter. E quando Deus fizer isto, Ele trará novas bênçãos sobre sua vida, vindo de novas pessoas. Jezabel não mudou, continuou sendo desgraçada como sempre, o espírito de morte não se foi, mas Elias mudou porque o que ganha a mente ganha a batalha. Deus vem te tirar da gruta, te dar uma experiência gloriosa se estiveres disposto. Ele confirmará com sua voz doce em teu espírito para que se cumpra o que te foi profetizado. Dará um giro de 180º para que você faça coisas novas e pises onde nunca pisastes. O mesmo deserto que quis te devorar, no mesmo lugar verá a tua vitória. Todos teus inimigos cairão. Cairão milhares e dez milhares mas em ti não tocarão. Teu futuro será de glória. Diz o Senhor para nós: Eu estarei contigo por onde fores, guiarei por veredas da justiça por amor do meu nome, minha vara e meu cajado te consolará, na minha casa habitarás para sempre, porei uma mesa para que vejam teus inimigos, cairão adiante de ti, mas não conseguiram tocar em você. Liberarei de dentro de você uma unção para a conquista, liberarei unção profética e te darei experiências comigo que nunca conheceste. Somente saia da gruta, libera teu coração e adora-me.

Que Deus te prospere em tudo

Ev. Manoel Valentim

Comentários