Boa parte do mundo está parado por causa da pandemia da COVID-19, e uma das medidas mais implantadas para conter o alastramento do coronavírus é a quarentena.
Na Índia, a população está proibida de andar pelas ruas e trabalhar, para que bilhões de pessoas não fiquem doente ao mesmo tempo e morram sem ter assistência médica adequada. Mas essas decisões têm afetado aqueles que precisam trabalhar diariamente para ter o que comer.
A Portas Abertas recebeu pedidos de socorro de vários pastores cristãos indianos, que não podem abrir as igrejas e continuar com o discipulado dos irmãos e irmãs.
Dhiraj* é um dos líderes que está à frente de uma igreja em uma favela de uma grande cidade indiana. Ele não recebe mais as ofertas, nos valores entre US$ 2,50 e US$ 0,50, para cobrir as despesas semanais. “Estamos presos e não há mais ofertas. Não posso ir a lugar nenhum e não encontro outro trabalho. Estou pedindo ajuda para vocês”, testemunha.
O parceiro da Portas Abertas, Rahul, confirma que há muitas congregações pobres no país. “A maioria dos membros da igreja são assalariados diários e nenhum trabalho para o dia significa nenhuma comida para o dia. As famílias dos pastores estão sofrendo mais. Temos um plano para alcançar aqueles que estão realmente morrendo de fome”, explicou.
Outra história ouvida foi a do pastor Jai*, que estava bem até que foi impedido de visitar os membros e agora faz parte de um grupo de 30 pastores que está morrendo de fome por causa do bloqueio. Tara* também clama por ajuda: “Não temos o suficiente para alimentar nossos filhos. Não posso vê-los morrer de fome e não podemos ir para a casa de nossos pais. Por favor, faça algo para apoiar o corpo de Cristo”.
“As igrejas locais estão sendo procuradas por cristãos que já não sabem mais o que fazer para conseguir os alimentos diários. Somos capazes de ajudá-los espiritualmente, enviando mensagens e a palavra de Deus através das mídias sociais, como WhatsApp e Facebook. Mas não somos capazes de satisfazer as necessidades físicas e psíquicas. Podemos pedir à sua organização que ajude a fornecer comida para as pessoas pobres da igreja?”, questionou um irmão indiano.
A Portas Abertas trabalha para que os cristãos indianos sejam fortalecidos em tempos difíceis por causa da perseguição de extremistas hindus, mas com a COVID-19 a necessidade de apoio aumentou. Convidamos a igreja brasileira a orar e contribuir para a Campanha Global Índia.
*Nomes alterados por segurança.
Fonte: Portas Abertas